quarta-feira, 11 de abril de 2012


A força da Ressurreição





Hoje é o dia que o Senhor nos fez! Hoje o Espírito de Deus vem sobre o caos da nossa história, nela intervém e a recria pela ressurreição de Cristo para a glória do Pai.
Por isto na Igreja toma-se este dia como o dia mais do que especial para ser celebrado o sacramente do batismo. Ontem na vigília pascal a tradição da Igreja, fazia o seguinte, os catecúmenos, que são os convertidos adultos, eram educados na fé, e nesta noite da vigília pascal recebiam os sacramentos da iniciação. E ainda hoje a Igreja anima o batismo dos adultos na vigília pascal. Até uns dois anos atrás havia esta tradição aqui na nossa Catedral. E isto, porque hoje é o dia que o Senhor nos fez, este é o dia da regeneração, da recriação.
E não existe nenhum melhor dia do que este, para trazer aqueles que jazem nas trevas da morte para receberem a luz de Cristo, para serem enxertados no corpo ressuscitado de cristo. E no Corpo ressuscitado de Cristo receberem esta unção do Espírito Santo que Ele (Este Corpo) dá aqueles que com fé se unem a Ele. É por este motivo que a Igreja, de uma maneira particular, celebra o batismo neste dia. E é por isto hoje, neste dia, nós também rezaremos uns pelos outros, para que também nós, e todas as áreas da nossa vida que jazem ainda sob as trevas, possamos ter contato com este Corpo Ressuscitado e nos unirmos a ele pela fé.
Isto não é uma teoria, é uma verdade, isto não é uma teologia desencarnada, é a verdade da nossa vida, é a verdade do Evangelho, que se nós compreendemos e nos unirmos a Ela as coisas mudam de fato em nossa vida. Se pela fé hoje nos aproximarmos do corpo ressuscitado de Jesus Cristo. Se pela fé nos aproximarmos dele e recebermos esta unção do Espírito Santo que nos recria, que tomará o nosso caos, que agirá e iluminará em nossas trevas e nos reerguerá como homem novo, como mulher nova.
Hoje é o dia de renovar o nosso batismo, porque hoje é o dia em que o Senhor nos fez, hoje, é o dia por excelência de receber esta nova efusão. Veja bem quando nós somos batizados recebemos por meio de nossos pais e padrinhos a água e três sinais especiais. A primeira coisa que entrega a nossos padrinhos, uma vela, a luz de Cristo. A segunda, um óleo, nosso peito é ungido com um óleo de Crisma, e a terceira coisa é uma veste branca. Três grandes sinais, a vela, as vestes brancas e o óleo, e nós podemos entendê-los e fazer uma relação entre eles.
A vela, a chama da nossa fé, acesa que nos faz vencer na ressurreição de Cristo a morte.
A veste branca, a roupa nova que é o sinal da pureza imaculada, da santidade de Cristo que recebemos, que a santidade concede a nós. Do amor que é santidade.
E o óleo, uma unção que nos faz testemunhas da esperança que é Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário