quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

 JOVENS, ALMAS DA MISSÃO!!!
Juventude e Missão. O objetivo é sempre o mesmo: mostrar que a juventude não é apenas destinatária da ação missionária da Igreja, mas também agente, até o ponto de ter ousadia de compartilhar a própria fé além-fronteiras. De fato, se é verdade, como escrevia João PauloII, que a Missão aos povos rejuvenesce a Igreja, então não há dúvida que os próprios jovens sejam protagonistas privilegiados deste processo.
Isso foi bem destacado por Bento XVI na última Jornada Mundial da Juventude, em Madri, quando, ao encerrar a homilia da Celebração Eucarística com os jovens, no aeroporto de Quatro Ventos, disse: " O mundo necessita do testemunho da vossa fé; necessita, sem duvida, de Deus. Penso que a vossa precensa aqui, jovens vindo dos quatro continentes, é uma prova maravilhosa da fecundidade do mandato de Cristo à Igreja:"Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda criatura"(Mc 16,15).
O slogan: "Juventude e Missão" quer significar, então, que os jovens necessitam da dimensão missionária para que a própria fé não morra e, ao mesmo tempo, a Missão precisa da Juventude, para que possa desenvolver-se com cara e espirito juvenis.Naturalmente, isso se torna possivel onde a bem conhecida "opção preferencial pelos jovens" não permaneça apenas como bela expressão impressa no papel, mas um projeto de evangelização.
Não se trata apenas de tirar jovens do mundo, até porque a Igreja não seria tão necessaria para fazê-lo. O desafiommaior é o de lançar os nossos jovens no mundo, para que sejam uma resposta viva ao pedido escondido no coração da humanidade: "Queremos ver Jesus!". Nisso, a comunidade cristã se torna condição indispensável para que o jovem faça sua caminhada de maturação na fé e chegue a perceber a necessidade de não ter esse grande dom só pra si mesmo.(Fonte: Revista mundo e Missão, pág. 30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário